Falsos Amigos

docesmeninas.wordpress.com


Oiço muitas pessoas dizerem que estão fartas de falsidades, de enganos de fingimentos...dos outros. Oiço poucos dizerem, publicamente, que são imperfeitos. Não aquela imperfeição humana que todos sabemos tê-la, mas aquela imperfeição que ninguém quer que se saiba.
A falsidade existe desde Caim, de irmão para irmão. A falsidade existe, porque querer ser melhor que o outro costuma ser um objetivo de vida de muitas pessoas. "Eu não quero ser melhor que eu, eu já sou perfeito". Onde? Quem é que é perfeito? Todos temos qualidades e defeitos, só não aproveitamos as nossas excecionais qualidades. Vejamos Hitler, por exemplo, só de falarmos no seu nome até parece blasfémia, mas que génio da humanidade foi esse (não, não defendo os seus horrores); mas tinha, de facto, uma inteligência acima da média. Sem os meios de comunicação que hoje existem, conseguiu arrastar atrás de si milhões. Porquê? Mas poder-se-ia considerar esta pessoa falsa? Não creio, foi atrás dos seus objetivos. Se calhar teriam sido melhor aproveitados na pintura. Mas ele tinha de mostrar ao mundo a capacidade humana para se ser falso (Outro assunto de que se poderia falar).
E cada um de nós? De que falamos a maior parte do nosso tempo? Dos outros. Do que os OUTROS poderiam fazer melhor. Nós também podemos, começando por escrever uma vida que seja a nossa e não a do outro. Ser falso é querer ser o que não se é; ser falso é invejar o que não se tem; ser falso é ser pequenino.
Então sejamos grandes e façamos a nossa história e deixemos que o vizinho faça a dele, porque tanto ele pode precisar de nós, como nós dele. E, se formos falsos com ele, ele será falso conosco.....


Escrito e produzido por:
Anabela Freitas

docesmeninas.wordpress.com

Comentários

Mensagens populares